segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pede-se ajuda!


Ando com um dilema com o meu filhote! Eu e o pai dele, sempre tivemos o cuidado e temos, desde muito pequenino de ensinar-lhe e incutir-lhe regras. De inicio pensava que o esforço era para o "boneco", pois ele era tão pequeno que não entendia nada do que eu lhe dizia. Mas a verdade é que começamos a ver resultados. Ele ainda têm apenas 22 mesinhos, mas sabe que em casa não se mexe em nada que não seja dele ( pronto, às vezes lá se descuida e aparece ao pé de nós com um CD na mão e a perguntar: Tau Tau?), já começa sozinho a arrumar os brinquedos dele depois de brincar com eles. E regra geral é um menino calminho e educado!

Mas o trabalho que eu e o pai fazemos com ele é sempre abalado de cada vez que ele vai passar uns dias com a minha sogra!

Apesar dos problemas que eu tenho com ela, ela é uma óptima avó, muito cuidadosa com ele e adora-o, tanto que acaba por estraga-lo completamente. Em casa dela deixa-o fazer tudo o que quer, mexe em tudo, abre tudo, é um senhorzinho naquela casa. Por vezes ouve-se um: Oh L. não mexas aí! Ele ignora-a e ela ainda se junta à festa abrindo a cristaleira para ele ver os bonequinhos que ela têm lá dentro.

Ouve um tempo que eu dizia qualquer coisa, mas devido às atitudes dela para comigo deixei isso para o filho. Ele bem que tenta, mas ela ignora-o e ainda argumenta. Já falámos os dois sobre isso e chegámos à conclusão que não adianta, porque ela não faz nada do que pedimos, para repreendê-lo mais e não deixar que ele mexa nas coisas.

Das outras vezes ele vinha desregrado, mas passado 2 dias lá entendia que em casa dos papás não podia fazer as coisas como na da avó. Mas desta vez as coisas tornaram-se muito mais complicadas: sempre que o repreendo, tenta bater-me, se alguma coisa não lhe corre como quer ou bate ou começa a atira-se para o chão a chorar. Está ainda mais refilão e constantemente a dizer não a tudo. Ouve uma altura que ele andava muito carinhoso, sempre com beijinhos e abraços tanto a nós como aos outros, agora primeiro que dê um abraçinho, é preciso pedinchar muito.

As noites, essas têm sido horríveis! Desde que mudou para a cama de casal, que o adormecia na minha cama e depois passava para a dele, víamos TV até adormecer. Depois tanto o pai insistiu, com muita razão, que comecei a adormecê-lo com uma história, sem TV, na sua própria cama. Resultou bem, apesar de vez enquando fugir até à minha cama e às vezes ao fim de semana deixá-lo ver um bocadinho de TV. Mas ele entendia bem, que só de vez enquando podia fazer isso e que regra geral é na caminha que se dorme, sem TV.

Desde que veio da avó, não consigo de maneira nenhuma deitá-lo sozinho na cama dele. Chora porque quer ver o Panda! E mesmo depois de adormecer passa a noite irrequieto porque adormeceu revoltado e sem TV. Passo as noites em duas camas, na minha e na dele. Isto tudo porque passou os dias a adormecer na cama da avó a ver o Panda e a maior parte das vezes ela dorme com ele para ele não se destapar.

Sinceramente, não sei o que fazer! Não conseguimos falar com ela sobre isto, porque não aceita e ainda é capaz de ficar ofendida. Vejo que o meu filho também sofre com estas constante alterações, pois lá têm toda a liberdade e aqui está sempre a ser repreendido. E eu ando cada vez mais mal humorada, porque não sei o que fazer e ando a dormir muito mal.

Hoje eram 4 da manhã, estava na cama dele com ele constantemente a acordar e chorar porque queria ver o Panda. Só perto das 5h é que adormeceu mesmo e ficou sossegado. às 8h tivemos de acordar, eu mal humorada e ele coitadinho foi para a escolinha cheio de sono com umas enormes olheiras.

Oh senhores, se alguém tiver um bom conselho, diga-me porque eu não sei o que fazer!

4 comentários:

  1. Que situação... Infelizmente, não tenho nenhum bom conselho a dar.
    Talvez seja só uma fase, todas as crianças têm... Claro que não podem fazer-lhe as vontades todas...
    Talvez o teu marido falar com a mãe e contar o que se passa com o menino ela perceba por ela mesma que não está a ajudar deixando-o fazer "tudo" o que quer...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A única solução é falares com a tua sogra e explicares as tuas regras...

    ResponderEliminar
  3. Não vale a pena julgar a sogra, porque ela não faz por mal. Uma conversa calma, em tom de brincadeira, é caoaz de bastar para ela cair em si.

    Realmente, com o menino é preciso ter calma. Está na idade em que começa a perceber o poder da birra. Quando fizer birra, ralhem ou ignorem. ceder, nunca.

    ResponderEliminar